Conceitos e procedimentos são tratados na publicação

 Nesta quinta-feira (05) de junho, as experiências do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestruturas (ITTI) poderão ser compartilhadas com todos os profissionais da área de Gestão Ambiental. O livro “Gestão para o Licenciamento Ambiental de obras rodoviárias” será distribuído no evento comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Brasília, organizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Elaborado em cooperação com o Dnit o livro aborda, de forma prática, os conceitos e procedimentos que envolvem o processo para desenvolver o Licenciamento Ambiental Federal previsto na resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997, além de já se enquadrar nos novos procedimentos de licenciamento, de acordo com a Portaria do MMA nº 289/13.

“A motivação de se organizar este compêndio se deu pela necessidade de informar aos leitores a evolução dos procedimentos de licenciamento ambiental de rodovias, no âmbito do Governo Federal, explica o coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton”.

O livro contribui também para o desenvolvimento dos instrumentos de supervisão ambiental, na medida em que são disponibilizadas ferramentas de avaliação desenvolvidas exclusivamente pelo ITTI.  Essa publicação conta com as experiências da coordenadora geral do meio ambiente do Dnit, Aline Figueiredo, o coordenador de projeto da UFPR/ ITTI, prof. Dr. Eduardo Ratton, as professoras Gilza Blasi e Dulce Albach, além da bióloga Marcela Sobanski.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Para o dia 05, quinta-feira, o Dnit programou um evento que reunirá todas as gestoras ambientais parceiras que contribuem na mitigação dos impactos ambientais de empreendimentos executados pelo Departamento. Durante o evento haverá o plantio mudas de árvores, exposição do trabalho das gestoras, além de discussões acerca dos desafios da gestão ambiental.

 tratada

Assessoria de comunicação

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

(41) 3226-6658 |  [email protected]