A engenheira ambiental Renata Correia representou o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no curso de Geomorfologia Fluvial e Balanço de Sedimentos promovido pelo Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre os dias 06 e 10 de março em Brasília.

 

O curso foi ministrado por integrantes do USACE, que é reconhecido internacionalmente por sua expertise na área, e reuniu profissionais de órgãos governamentais e agências públicas, entre elas, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de universidades, como a UFPR, e a Universidade de Brasília (UnB), que realizam estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento do setor aquaviário no Brasil.

usace

 

 Para Renata, que é mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da UFPR e trabalhou no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, executado pela UFPR/ITTI, o conteúdo do curso servirá para aprimorar os estudos geomorfológicos, hidráulicos e hidrológicos que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto, principalmente nas questões de navegação, levantamentos de campo, dragagens e análise de transporte de sedimentos. “Foi possível também conhecer e analisar a evolução geomorfológica, as intervenções realizadas e as consequências causadas no sistema fluvial do Rio Mississipi, uma das maiores referências mundiais em se tratando de sistemas hidroviários de grande porte”, conta a engenheira ambiental. No último dia de curso foi realizada uma visita de campo a Fazenda Água Limpa da UnB com todos os participantes.

Parceria – Em março de 2016, o DNIT e o USACE firmaram uma parceria para fortalecer o setor de hidrovias e portos, a médio e longo prazos. O objetivo desta parceria é proporcionar assessoria técnica; cursos; visitas técnicas; workshops; relatórios técnicos e treinamento “on the job”, além de outros serviços. A partir disto, o DNIT criou um grupo de trabalho com entidades governamentais de interesse e universidades, entre elas a UFPR, por meio do ITTI.

A UFPR/ITTI realiza grandes estudos no setor aquaviário, o Instituto foi responsável pela elaboração do EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai, do EVTE do Porto de Manaus, do Estudo de Anteprojeto de Derrocamento do Rio Tocantins, e ainda está realizando o Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná (Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai).

 

Assessoria de Comunicação Social (com informações do Dnit)

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

(41) 3226-6658 | [email protected]