O Brasil foi representado pela UFPR/ITTI na X Reunião Ordinária da Comissão Interamericana de Portos “Aliança com o setor privado para o desenvolvimento portuário”, realizada em Montevidéu – Uruguai.  O evento, que segue até o dia 29/07, reúne autoridades e convidados de instituições privadas e da sociedade civil das Américas, entre eles o Prof. Dr. Eduardo Ratton, professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR.

 

montevideu1O objetivo da Reunião é identificar iniciativas para o desenvolvimento portuário com sustentabilidade, segurança e competitividade. Nos três dias de evento também estarão em debate assuntos como segurança portuária, logística, inovação e competitividade, gestão portuária sustentável e proteção ambiental e legislação, regulação e normatização portuária, entre outros.

Junto com Ratton, também participa do evento o coordenador jurídico e relações institucionais da UFPR/ITTI, Ruy Alberto Zibetti. Os representantes da Universidade irão apresentar o tema: “Turismo, portos interiores e hidrovias, serviço de navios e controle da navegação: desenvolvimento logístico da navegação fluvial e o papel do setor privado”.

 Referência

 A UFPR/ITTI foi a única universidade brasileira a participar do evento e tem sido convidada a contribuir com o setor portuário nos países da América Latina por sua expertise no assunto. Em 2016, a instituição já participou do 1º Encontro de Comércio e Logística para impulsionar o desenvolvimento da produção no âmbito da Hidrovia Paraná-Paraguai”, realizado em Rosário, na Argentina e do III Seminário “Para uma melhor utilização das hidrovias no Mercosul”, realizado em Montevidéu, Uruguai.

A Universidade concluiu recentemente o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai e hoje é responsável pelo Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná.

 

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]