A UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), participou nesta sexta-feira da discussão dos aspectos técnicos e ambientais do traçado para o novo trecho ferroviário entre o terminal de Engenheiro Bley, na Lapa, e Paranaguá. O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

 

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De acordo com o professor da UFPR e coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, o encontro abordou aspectos técnicos e ambientais do trecho que compõe o projeto de ferrovia entre Maracaju (MS) e Paranaguá, notadamente quanto à parte que apresenta maiores restrições ambientais, relativo à descida da Serra do Mar (Curitiba-Paranaguá). 

Segundo informações da Fiep, o estudo preliminar do novo traçado foi apresentado pelo engenheiro da Progen, Paulo Henrique Torres. De acordo com Torres, de sete projetos elaborados, a equipe técnica considerou o mais adequado o trajeto de 150 quilômetros, que acompanharia a BR-277 ao sul, contornando parques ambientais do Guaricana (a ser criado) e Saint-Hilaire/Lange. Esta opção reduziria os impactos ao meio ambiente.

Além do professor Ratton, participaram da reunião os professores da UFPR, Gilza Blasi, superintendente executiva do ITTI, e Camilo Borges Neto, conselheiro do ITTI. Além do assessor jurídico do ITTI, Ruy Alberto Zibetti.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

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