No encontro foram discutidos alguns pontos específicos para início do processo licitatório de execução das obras de dragagem

Na última semana uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou de reunião com representantes da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e com a Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR) sobre o Projeto de Dragagem do Passo do Jacaré.

A equipe formada pelo coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, pelo professor Maurício Gobbi, e pelos engenheiros civis Philipe Ratton e Gustavo Pacheco foi discutir especificidades do Projeto de Dragagem do Passo do Jacaré, elaborado pela UFPR e entregue ao DNIT em 2012. O projeto pretende aprimorar a confiabilidade, a segurança e a eficiência do transporte no trecho do Rio Paraguai no município de Corumbá (MS), distrito de Porto Esperança, próximo a ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra – região conhecida como Passo do Jacaré.

Foram levantados alguns questionamentos por parte da AHIPAR sobre os pontos específicos em relação ao projeto. O grupo irá encaminhar uma Nota Técnica esclarecendo o que foi levantado para que o processo de licitação para execução da obra tenha continuidade.

Na questão dos aspectos ambientais do empreendimento, ficou decidido que a Coordenação-Geral de Meio Ambiente do DNIT (CGMAB) entrará em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para que a licença de instalação seja emitida, já que todos os estudos ambientais do empreendimento já foram entregues (Relatório de Controle Ambiental – RCA e Plano Básico Ambiental – PBA). Com a licença de instalação, o empreendimento poderá ser executado.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]