Para proporcionar uma hidrovia ambientalmente viável, segura e confiável, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está elaborando o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Paraguai. A UFPR/ITTI, em conjunto com o a Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (AHIPAR), esteve em Corumbá/MS para discutir a elaboração do edital para contratação da empresa que irá realizar parte dos levantamentos de campo.

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O objeto do edital é a execução de levantamentos topobatimétricos, que consistem na medição das profundidades do rio. “O objetivo é realizar a batimetria a partir do mês de junho. Nesta época do ano, o nível da água na região está baixando, o que permite obter resultados mais confiáveis sobre a profundidade do rio”, afirma o engenheiro civil do ITTI, Philipe Ratton.

Em reunião, também foi discutida a programação de uma visita técnica ao longo de 1.270 km da Hidrovia, entre Cáceres/MT e a confluência com o Rio Apa, para cadastrar e avaliar a sinalização náutica implantada no Rio Paraguai, identificar processos erosivos existentes nas margens, rastrear o canal navegável, entre outras atividades.

Na época de cheias, o Rio Paraguai é altamente viável para a navegação, porém, durante a estiagem (águas baixas), a navegabilidade fica comprometida devido ao aparecimento de bancos de areia. Assim, faz-se necessário a manutenção das profundidades do canal através da dragagem dos passos críticos, bem como a atualização do balizamento indicativo da rota segura ao tráfego fluvial.

Na reunião, esteve presente a equipe técnica do ITTI, formada por engenheiros e pelo coordenador executivo do projeto, Márcio Luiz Bittencourt, além do superintendente da AHIPAR, Marcos de Souza Martins, do chefe do Núcleo de Obras de Melhoramento, Samuel Van der Laan, entre outros técnicos.

 

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