O projeto integra os Estudos de Viabilidade Técnico, Econômica e Ambiental – EVTEA

 

REUNIÃOPAULODENTRO

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), irá realizar um Estudos de Viabilidade Técnico, Econômica e Ambiental do Rio Paraguai, bem como o diagnóstico da potencialidade da hidrovia e pesquisa operacional para verificar a produção de cargas. O estudo deve ser realizado no período de 12 meses.

Segundo o coordenador de Projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Paulo Godoy, o objetivo do estudo é proporcionar uma hidrovia ambientalmente viável, segura e confiável, capaz de transportar cargas que serão identificadas segundo as projeções de demanda, até o cenário de 2035. Serão levantadas, em pesquisas operacionais de campo, as características físicas da hidrovia e as cargas vocacionadas ao transporte fluvial.
Com isso serão projetadas novas embarcações e portos com todos os requerimentos de segurança, compatíveis com a área sensível do Pantanal Matogrossense.

A Hidrovia Paraguai-Paraná é um dos mais extensos e importantes eixos continentais de integração política, social e econômica. Ela integra metade da América do Sul, desde o Rio da Prata, na Argentina, até cidade de Cáceres, no estado de Mato Grosso, totalizando 3.442 Km. Sendo que o estudo realizado pelo ITTI, será nos trecho entre a Foz do Rio Apa, em Porto Murtinho (MS) e Cáceres, numa extensão superior a 1.200 Km.

Em seu estado natural, o Rio Paraguai é altamente viável para a navegação, porém durante seis meses do ano a navegabilidade se torna comprometida com o aparecimento de bancos de areia, sendo assim necessária a manutenção de dragagem em ponto críticos e a atualização do balizamento indicativo da rota segura ao tráfego fluvial.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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