Explanação realizada pela Equipe do Sistema de Bibliotecas da UFPR auxilia equipe do ITTI-UFPR a adequar os relatórios padrões enviados ao DNIT dentro das Normas da ABNT.

 

No dia 21 de março, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) promoveu treinamento por integrantes da Biblioteca de Ciência e Tecnologia e da Biblioteca de Educação Profissional e Tecnológica. O encontro visou apresentar as normas de formatação de documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a equipe que produz os relatórios de projetos desenvolvidos pelo ITTI a seus parceiros, dentre os quais ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

 

O ITTI promoveu este treinamento para toda a equipe interna visando aperfeiçoar os relatórios constantemente produzidos, padronizando-os.

 

Os ministrantes do treinamento foram a chefe da Biblioteca de Ciência e Tecnologia Eliane Maria Stroparo, as bibliotecárias Vilma Machado e Angela Mengatto e o auxiliar de biblioteca Maycon Johnes Cortez que consideraram a atividade inovadora e desafiadora. “Tivemos um público-alvo diferente dos nossos alunos, já que foi composto também por profissionais externos ao quadro da UFPR”, explicou Vilma.

 

O engenheiro ambiental do ITTI, João Sachet, contou que a apresentação foi esclarecedora quanto aos detalhes de formatação. “As bibliotecárias foram muito didáticas nas informações que nos foram passadas. A clareza da linguagem e dos modelos apresentados foi muito oportuna”, diz.

 

Além da questão dos relatórios, o engenheiro civil e mestrando Cristhyano Cavali da Luz explicou que a apresentação também foi muito útil à formação acadêmica de todos os presentes “Muita coisa desconhecia e aprendi. A padronização referente aos relatórios teve fundamental importância, basta decidirmos se em alguns aspectos adotaremos normas específicas da ABNT ou da UFPR”,

 

Como um dos objetivos do treinamento era apresentar um modelo padrão para a elaboração de relatórios para o DNIT, Vilma disse que a maior dificuldade foi tentar adequar este modelo de relatório dentro das Normas da ABNT, pois o DNIT possui seu próprio padrão, embora esteja aberto a contribuições que a UFPR/ITTI poderá propor, contribuindo com a criação de um modelo mais apropriado e adequado a normatização brasileira.


Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]