Ação faz parte do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, realizado pelo Dnit em parceria com a Universidade na região do Pantanal sul-mato-grossense

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), deu início à série de atividades de educação ambiental que será realizada com as crianças do Instituto Moinho Cultural, uma organização sem fins lucrativos de Corumbá/MS. A ação faz parte do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, projeto de Gestão Ambiental realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em cooperação com a UFPR.

A atividade foi realizada pela bióloga do ITTI Camila Cantarelli, responsável pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto e atendeu crianças com idades entre oito e dez anos. Com o tema ecossistema e cadeia alimentar, a ação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde na sede da ONG. 

Camila apresentou para as crianças os conceitos básicos relacionados aos assuntos e deu ênfase as atividades lúdicas para atrair a atenção das crianças e repassar as informações. Para Ticiane Pereira, de nove anos, aprender sobre ecologia foi divertido e importante. “É necessário cuidar bem dos bichos, porque faz parte da nossa vida”, destaca.

30.03.15-Atividade Moinho

 

Victor Hugo dos Santos, de oito anos, conta que tinha aprendido sobre ecologia antes na escola, mas como que acabou aprendendo coisas novas com a atividade. “Sou muito curioso pelos bichos. Aprendi que os animais são muito importantes para a cadeia alimentar, porque se não existir um bicho, vários outros não iam existir”, conclui.

O trabalho de educação ambiental foi realizado dentro das chamadas Ilhas Culturais, que são espaços disponibilizados pelo Moinho Cultural para trocas de experiências e conhecimento e que são realizados todas as sextas-feiras na sede da entidade.
Este foi o primeiro encontro do PEA com as crianças dos três previstos pelo programa. Os próximos temas serão “Fauna do Pantanal”, no mês de abril, e “Atropelamento de fauna”, no mês de maio.

30.03.15-Atividade Moinho02

Moinho Cultural
O Instituto Moinho Cultural é uma ação social criada em 2004 que oferece atividades relacionadas à arte e tecnologia no contraturno escolar para 390 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro que vivem em condições de vulnerabilidade.

BR-262 – Faço parte deste Caminho
O projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” é responsável pela Gestão Ambiental das Obras de implantação de acostamento e revitalização na rodovia BR-262/MS, no trecho entre Anastácio e Corumbá.
O trabalho é realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e tem o objetivo de cumprir as condicionantes para a manutenção das licenças emitidas pelo órgão ambiental.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]