Levantamento faz parte do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai que está sendo elaborado pela Universidade

Entre os dias 15 e 24 de setembro, uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) navegou mais de 300 km do Rio Cuiabá e uma pequena extensão do Rio São Lourenço para traçar um panorama das condições de navegabilidade da Hidrovia do Rio Paraguai e seus afluentes.

Com o apoio da Marinha do Brasil, a equipe do ITTI, em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), permaneceu embarcada realizando análises de vazão, profundidade e altura das águas dos rios, além de coletar sedimentos e identificar passivos ambientais da região. Todo o percurso foi registrado por uma câmera para obter o imageamento ao longo do Rio.

EVTEA setembro

A Visita Técnica de Inspeção Conjunta (VTIC) integra o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai por solicitação da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), órgão Dnit, que pretende adequar a hidrovia e melhorar o transporte de cargas, desafogando as rodovias da região.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]