O trabalho está incluído no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Paraguai

Expedição Norte mapa 17

Uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) embarcou em uma expedição pelo Rio Paraguai, para cadastrar e avaliar as condições de navegabilidade da hidrovia. Dividida em duas etapas, a expedição percorreu durante quatro dias o Tramo Norte do rio, entre os municípios de Cáceres e Corumbá em Mato Grosso do Sul, somando 700 km de navegação.

Os trabalhos incluem a avaliação e o cadastramento da sinalização náutica implantada no Rio Paraguai, identificação dos processos erosivos existentes nas margens, rastreamento do canal navegável e determinação de sua profundidade, entre outras atividades. O objetivo principal da expedição é identificar os pontos críticos de navegabilidade do Rio Paraguai, como áreas de difícil navegação devido ocorrência de bancos de areia e áreas mal sinalizadas.

“Pudemos perceber que o Tramo Norte está bem preservado e tivemos apenas uma dificuldade de navegação, que ocorreu devido à presença de aguapés, conhecidos como camalotes, que encobriam todo o rio em uma extensão de aproximadamente 4 km. Esse fenômeno é conhecido na região como “entupimento””, conta o engenheiro civil da UFPR, Carlos Nadal.

Nesta primeira etapa, além da equipe do ITTI também embarcaram o técnico da Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (Ahipar), Paulo Cesar Gomes, e o engenheiro civil do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Claudinei Martins. A segunda etapa da expedição, entre Corumbá e a confluência com o Rio Apa em Porto Murtinho (MS), já esta sendo realizada e será concluída nesta semana.

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