Trabalho ocorrerá com operários da obra e com a comunidade

 

A equipe do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza” formada pelo engenheiro Ambiental João Sachet, a gerente do Programa de Educação Ambiental (PEA), Danielle Tortato, e pela jornalista Daphine Augustini, integrante do Programa de Comunicação Social (PCS), estará em Tuneiras do Oeste entre os dias 27 e 29 de agosto para uma série de atividades relacionadas à BR-487/PR.

obras retomadas

Na quarta-feira, o PEA irá realizar uma oficina com os funcionários da Iccila Engenharia, empreiteira responsável pela obra. Os trabalhadores receberão orientações sobre Leishmaniose e Biodiversidade, e informações sobre a Reserva Biológica das Perobas, área de conservação por onde passará a rodovia.

Durante a passagem por Tuneiras do Oeste, o PCS irá distribuir a 5ª edição do Jornal Mural do projeto, que traz informações sobre o andamento das obras e sobre as ações realizadas pela UFPR/ITTI na região.

Obras
As obras no Lote 2 ,entre o município de Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Araruna), tiveram início no mês de junho e, com a retomada dos trabalhos, as atividades de Supervisão Ambiental e do PEA e PCS ocorrerão com frequência.
Sachet, responsável pela Supervisão Ambiental, acompanha periodicamente o trabalho da empreiteira, orientando e supervisionando as ações executadas por ela.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza
Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

Além da Supervisão e Gestão Ambiental da obra o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, e também de professores e da comunidade das cidades. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]