O coordenador de projetos do ITTI esteve em Salvador para uma palestra e reunião com representantes da Superintendência da Bahia

 

O coordenador de Projetos do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eduardo Ratton, esteve em Salvador no início do mês de novembro para uma palestra com os novos servidores da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) do Estado da Bahia. A apresentação de Ratton sobre a gestão ambiental em empreendimentos rodoviários faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas para a ambientação dos novos funcionários do departamento, que assumiram os cargos há poucas semanas e estão conhecendo a estrutura, funcionamento, processos e a rotina de trabalho do DNIT.

Ratton ainda esteve reunido com o superintendente da regional, Amauri Sousa Lima, para discutir os resultados preliminares de projetos da BR-135/BA. O encontro ocorreu no início de novembro em Salvador. Entre cronogramas e etapas de estudos, foram analisados os andamentos dos projetos para construção da ponte sobre o Rio Corrente, no município de Correntina, na Bahia, e a pavimentação do trecho da BR-135/BA entre os municípios de Barreiras/BA a Itacarambi/MG.

Ponte

A UFPR através do ITTI já realizou pesquisas na região do Rio Corrente, na Bahia, para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental da construção da ponte sobre o rio. Foram analisados organismos aquáticos (peixes e bentos) para identificar a variedade de espécies que vivem no local e avaliar a qualidade da água na região. Além disso, uma pesquisa levantou junto à população a opinião a respeito da construção da ponte.

Pavimentação

Na BR-135/BA uma equipe do ITTI já realizou vistoria preliminar na região do município de São Desidério, no Sudoeste da Bahia, para checar a ocorrência de formações geológicas na região que deve receber um dos trechos da BR 135/BR. Na visita à região também foram verificadas as possibilidades de traçado da rodovia no subtrecho de São Desidério (Km 207) ao Km 226, que teve suas obras suspensas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em 2010 por questões ambientais.

 

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