O engenheiro ambiental  do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), João Sachet, responsável pela Supervisão Ambiental das obras na BR-487/PR, realizou levantamento no Lote 3 da Estrada Boiadeira e constatou a necessidade do replantio de mudas de árvores de diversas espécies nativas da região entre os municípios de Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste.

 As mudas estão em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e também em áreas de bota-fora, que são locais utilizados para disposição de solos impróprios para a obra. O replantio ocorrerá em todo o Lote 3 e irá repor mudas que já foram plantadas sem sucesso por motivos como por extravio ou mortas por insetos e outros animais. O plantio de mudas é determinado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit) para que ocorra a compensação ambiental, ou seja, para que o impacto gerado pelo empreendimento seja o menor possível.

Replantio Boideira

A supervisão também foi feita no Lote 2 da BR-487/PR- Estrada Boiadeira, entre o município de Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Araruna), onde atualmente estão ocorrendo obras. “As visitas técnicas são periódicas, pois é necessário estar em campo constantemente para acompanhar o andamento da obra e assim garantir que as atividades estejam ocorrendo de maneira correta”, ressalta Sachet.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

Além da supervisão e Gestão Ambiental da obra o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, e também de professores e da comunidade das cidades. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

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