Cerca de 80 crianças participaram de dinâmicas educativas e divertidas sobre a importância da separação do lixo 

 Há um ano Corumbá está implantando o sistema de coleta seletiva no município e para ajudar a comunidade a reduzir e melhorar o aproveitamento do lixo, o Programa de Educação Ambiental (PEA), do projeto “BR-262 – Faço parte deste caminho”, realizou uma oficina com cerca de 80 alunos do Instituto Moinho Cultural.

Focada no conceito dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a atividade contou com dinâmicas para estimular as crianças à repensarem antes de descartar brinquedos que não usam mais e criar brincadeiras com embalagens que seriam jogadas fora. Os alunos também puderam aprender mais sobre a coleta seletiva, em que distinguiam as cores dos cestos de lixo, para que a separação dos resíduos seja efetiva.

03.11.14- Atividade Moinho

As atividades foram realizadas com crianças entre sete e 14 anos, nos turnos da manhã e da tarde e que, de acordo com a pedagoga do Moinho Cultural, Maria José Nunes, elas já vinham aprendendo sobre o tema, mas que o Projeto da BR-262 contribuiu para regar as sementes que já haviam sido plantas durante o ano.

O encontro foi encerrado com a música “The 3 R’s” do cantor americano Jack Johnson, que aborda o tema tratado na oficina. “Vou levar esta música para a minha escola e pedir para os meus professores usarem na aula, porque lá as crianças ainda não aprenderam como é bom reciclar o lixo”, conta Joana Ambrosine, de sete anos.

BR-262 – Faço parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de implantação de acostamento e revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada por meio de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a manutenção das licenças emitidas pelo órgão ambiental. Como gestora, a UFPR/ITTI supervisiona e executa Programas Ambientais no empreendimento, entre eles o Programa de Monitoramento de Atropelamento de Fauna, realizado desde 2011.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]