Operários que estão trabalhando na pavimentação do Lote 2 da rodovia receberam instruções sobre os equipamentos que garantem a segurança do trabalhador

 

O uso dos Equipamentos Individuais de Proteção (EPI´s) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC´s) foram temas da atividade do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza” junto aos trabalhadores da empreiteira Iccila, responsável pela pavimentação do Lote 2 da BR 487/PR, no mês de setembro.

A dinâmica reuniu 46 funcionários da construtora no Centro de Convivência da Terceira Idade de Tuneiras do Oeste. A representante do PEA, Ana Lúcia Dias, reforçou com os participantes a importância dos EPC’s, que evitam os acidentes laborais, e dos EPI’s, que diminuem a gravidade do mesmo. 

“O EPI protege a integridade física do trabalhador, já o EPC evita os acidentes, então ele vem em primeiro lugar. Deste modo, é necessário ensinar ao trabalhador a importância do uso de ambos no cotidiano de trabalho”, explica o técnico de segurança da Iccila ,Edson Nogueira que também participou da apresentação.

29.09.14- Foto atividade

Atividade

Os trabalhadores conheceram melhor quais os equipamentos adequados para cada atividade, entre eles luvas, capacetes, máscaras, protetores auriculares, entre outros. “Hoje aprendi a diferenciar os EPI’s e entender que temos que usá-los todos os dias, pois é para a nossa segurança”, comentou João Paulo da Hora, colaborador da Iccila.

Segundo Ana Lúcia, diferenciar os equipamentos e realizar o uso correto é importantíssimo, pois garante que as atividades nas obras sejam seguras. “É sempre bom reforçarmos o quanto é importante o uso correto dos EPI’s mostrando os benefícios que o uso correto trará ao trabalhador em suas atividades diárias”, explica Ana Lúcia.

Durante a apresentação foram utilizados vídeos didáticos para complementar as informações e os trabalhadores ainda receberam um folder com uma síntese das informações, além disso um cartaz com mais informações sobre o tema que foi fixado nas áreas coletivas do canteiro de obras.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

Além da supervisão e Gestão Ambiental da obra o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, e também de professores e da comunidade das cidades. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]