Melhoria no tráfego e diminuição da poluição são algumas vantagens dos carros partilhados

 

O sistema de veículos elétricos compartilhados, muito usado na Europa, foi o tema debatido nesta sexta-feira, dia 19, em encontro promovido pelo Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em conjunto com a Prefeitura Municipal de Curitiba.  

Quem ministrou a palestra David Laval, gestor de marketing do setor de elétrica aplicada na mobilidade da empresa Bolloré, referência em transporte, logística, armazenamento e soluções de energia elétrica. Segundo ele, na Europa o sistema já é utilizado amplamente e sempre se torna um sucesso nos locais que é implantado. “Esse sistema gera a diminuição da poluição e melhoras no tráfego, pois diminui os carros particulares”, frisa.

Em Paris, o sistema funciona como um transporte público individual e é usado desde dezembro de 2011 e já conta com 140 mil usuários. Nele o cidadão aluga um veículo em uma das 900 estações espalhadas pela cidade, que servem de estacionamento bem como para realizar as recargas dos veículos, e só paga pelo tempo de uso.

19.09.14- Foto Palestra

Universidade

Para o Departamento de Transportes da UFPR, bem como para o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), que participou do encontro, tratar do tema é de grande importância já que ambos têm como carro-chefe pesquisas e projetos na área de Transportes e Infraestrutura. “Ter contato com esse sistema, não só na teoria, mas na prática, contribui muito para nossas pesquisas. O compartilhamento de ideias entre quem já o realizou e obteve sucesso é muito importante”, cita o professor do Departamento Garrone Reck.

Para Ivo Reck, assessor da vice-prefeita de Curitiba, Miriam Gonçalves, é de grande importância para a cidade tratar desse tema. “Desejamos melhorar a questão do tráfego intenso e também a poluição na cidade. Deste modo, o sistema compartilhado de veículos se torna uma ideia viável e que trás bons resultados”, ressalta. Reck ainda coloca que a aproximação com a Universidade ajudará em projetos futuros na área de transportes.

Estiveram presentes na palestra o coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, Ivo Reck, assessor da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, e os professores do Departamento de Transportes da UFPR, Garrone Reck, Wilson Paulo Bettega, Wilson Küster, José Thomaz Mendes, Daniane Franciesca  e José Ricardo Faria.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |
 [email protected]