Em evento na UFPR, especialistas discutem fiscalização das obras da Copa 2014
Workshop Olhos da Sociedade nas Obras da Copa apresentou parceria firmada entre a UFPR e o Tribunal de Contas
Mais de 160 pessoas participaram, na última sexta-feira (07), do Workshop Olhos da Sociedade nas Obras da Copa, promovido pela Universidade Federal do Paraná em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Realizado no Centro Politécnico, o evento, organizado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) e pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA), teve como objetivo demonstrar o trabalho realizado pela Universidade e pelo órgão do Poder Legislativo estadual responsável pela fiscalização das obras para o mundial de futebol de 2014.
Confira as principais imagens do evento.
A parceria foi firmada no início de fevereiro deste ano e, dois meses depois, a Universidade assinou o termo de compromisso com o clube proprietário do estádio.
Para o presidente do TCE-PR, Fernando Augusto Mello Guimarães, o evento é prova da relevância do acordo entre as instituições, já que possibilitou a oportunidade de deixar a sociedade informada sobre o controle das obras públicas na cidade. “A parceria trabalha desde respeito aos cronogramas, desperdícios e qualidade dos materiais empregados. As instituições farão recomendações, por meio de relatórios, que devem se tornar obrigatórias para os gestores. Assim, conseguimos reunir esclarecimento social, informação de qualidade e validade institucional no relatório final”, explica o presidente do TCE-PR.
Já segundo o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, a ligação entre as instituições possibilita que os estudantes desenvolvam competências que não são regularmente ofertadas no currículo profissional: “É um grande desafio para a Universidade, como entidade social, participar de tarefas de controle [de obras]. A estruturação do EMEA é um sonho acalentado há muitos anos pelo Setor de Tecnologia da UFPR. É uma grata satisfação perceber que ele se concretizou num momento especial que o Brasil vive. Toda ocasião que exige grandes investimentos envolve também uma adequação do uso do dinheiro público, tão difícil de ser captado, e a participação de nossos alunos nisso é fundamental”.
Confira a reportagem da UFPR TV sobre o evento.
{youtube}aKjXdOWYcmY{/youtube}
Integrante do EMEA, o estudante do 8º período do curso de Engenharia Civil Alysson Suetugo foi o responsável por apresentar ao público algumas informações sobre as obras. Ele destaca que, apesar de algumas dificuldades, o Escritório teria potencial para agregar outras áreas do conhecimento. “Essa fiscalização é a oportunidade da sociedade entrar nessas obras, e a partir disso, decidir se elas vão ser benéficas ou não para depois da Copa”, acredita.
Hendryo André
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]