Projeto de Derrocamento da Hidrovia do Tocantins é concluído no prazo previsto
Obra está em via de ser incluída no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC)
O coordenador de Projetos da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DAQ/DNIT), Paulo Godoy, realiza essa semana, junto com uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a consolidação do Edital para a contração da obra de derrocamento dos pedrais da Hidrovia do Tocantins. O anteprojeto que já foi apresentado ao diretor geral do DNIT, Jorge Ernesto Fraxe, recebeu elogios pela qualidade dos resultados e por atender ao prazo pré-estabelecido.
O anteprojeto, que prevê o derrocamento de aproximadamente 1.150.000 m³ de rochas graníticas em um trecho de 43km da hidrovia do Tocantins no estado do Pará, dará a necessária garantia de navegação e segurança à hidrovia.
“A hidrovia do Tocantins se prepara, em um curto espaço de tempo, para ter o maior tráfego fluvial do País, descongestionando a logística de transportes do Centro-Sul que, atualmente, escoa um grande volume de cargas geradas na região Centro-Oeste”, explica o Dr. Paulo Godoy.
O lançamento do edital de concorrência da obra está proposto para a segunda quinzena de janeiro, após a inclusão deste programa no PAC II (Hidroviário).
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]