Universidade será responsável pela realização de uma oficina de fotografia com foco na educação ambiental

 

11.04.14 - Pref Miranda 

A partir de março, professores da rede municipal de ensino de Miranda, no Mato Grosso do Sul, participarão de uma oficina de fotografia realizada pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR 262 – Faço parte deste caminho”, desenvolvido pela Universidade nos municípios localizados no trecho da rodovia entre Corumbá e Anastácio.
A parceria foi firmada durante reunião entre representantes do ITTI e a professora da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Miranda, Deusmar Gonçalves.
A oficina é uma estratégia para ampliar as ferramentas usadas na educação ambiental nas escolas. Em aulas teóricas e práticas, os professores irão aprender técnicas fotográficas como uso da luz natural, foco, composição entre outras práticas. Mas de acordo com a professora doutora Christiane Gioppo, responsável pela oficina, o mais importante será desenvolver o olhar crítico dos participantes. “Vamos desenvolver uma visão crítica sobre o ambiente. Apurar o olhar de quem já está acostumado com a cidade, a ideia é mostrar uma outra realidade”, explica.

Olimpíada

Os professores irão repassar o conhecimento para os alunos do quinto ao nono ano e realizar atividades práticas. Com base nas fotografias feitas em Miranda, as crianças deverão desenvolver textos para a Olimpíada da Língua Portuguesa, evento que será realizado pelo município no segundo semestre deste ano. O tema da atividade será “Conhecer o lugar onde vivo”.
Turismo
A Secretaria de Turismo do município também vai colaborar para a realização da oficina. Segundo o secretario Mario Nelson Benites, será feito um levantamento de pontos que poderão ser visitas pelos professores durante as aulas práticas e, posteriormente, pelos alunos junto com as escolas.
Benites ainda sugeriu com o que o PEA realize trabalho com os pesqueiros e assentamentos de Miranda, como oficinas ou palestras com os assentamentos da região.

Expectativa
O PEA ainda se reuniu com o secretario de Educação Celso Albuquerque e com a prefeita Marlene Bossay, que aprovou a parceria. Segundo ela, o município estava precisando de novos projetos. A prefeita reforçou o pedido do secretario de Turismo com relação aos pesqueiros.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]