Com esta coleta de dados, os levantamentos de campo do EVTEA do Rio Paraguai estão concluídos

Pesquisadores responsáveis pela elaboração do Estudo de Viabilidade Econômica Técnica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai percorreram, durante três dias, cerca de 300 quilômetros do Rio Miranda, em Mato Grosso do sul, para avaliar condições de navegabilidade deste trecho da Hidrovia. O estudo é realizado pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

 

A equipe investigou o intervalo do rio entre o município de Miranda (MS) e a foz do Rio Paraguai. Foi realizada a medição longitudinal da profundidade para avaliar os locais críticos de navegação na Hidrovia. Além disso, foi realizado também um levantamento das pontes ao longo do Rio Miranda e das altitudes dos vãos centrais para identificar em quais condições as embarcações podem navegar.

Também foi realizada a implantação de uma Referência de Nível (RRNN), utilizando técnicas de nivelamento trigonométrico e geodésia espacial, para obter informações sobre o desnível do Rio, entre Miranda e o Passo do Lontra, e entre o Passo do Lontra e o Rio Paraguai. “Isso serve para saber qual é a intensidade que a água escoa e outros detalhes hidrológicos. Mas o foco do trabalho de campo foi a batimetria longitudinal para verificação dos trechos críticos da navegação. Aproveitamos a ida para obter mais dados, caso sejam necessários mais detalhamentos depois”, explica o engenheiro ambiental Henrique Guarneri.

Com a conclusão desta atividade, os levantamentos de campo do EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai estão finalizados. Anteriormente, os mesmos levantamentos foram realizados nos tramos Norte e Sul do Rio Paraguai (de Cáceres a Corumbá e de Corumbá a foz do Rio Apa, respectivamente), e no Rio Cuiabá, de Porto Cercado até o Rio Paraguai.

Segundo Guarneri, a próxima etapa será avaliar os dados coletados e definir os trechos críticos que devem receber alguma intervenção, seja por meio de dragagem ou outras soluções hidrológicas, como a implantação de espigões e outros tipos de soluções. “Após definição dos trechos, estima-se o volume total de dragagem que será necessária. Do Rio Paraguai a definição está concluída, enquanto a do Rio Cuiabá está sendo desenvolvida”, informa.

Sobre o EVTEA 
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai é resultado da cooperação entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) e está sendo realizado por uma equipe multidisciplinar entre Cáceres/MT e a Foz do Rio Apa, em Mato Grosso do Sul.

A Hidrovia é um dos mais extensos e importantes eixos continentais de integração política, social e econômica (1.720 km em território brasileiro). Juntamente com o Rio Paraná totaliza 3.442 km, que cortam quase a metade da América do Sul, desde Cáceres, até Nova Palmira, no Uruguai.

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