Pesquisadores da UFPR/ ITTI estudam a segurança estrutural de cavernas na região de São Desidério (BA)
Uma equipe de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, órgão vinculado ao Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, esteve entre os dias 11 e 14 de julho na região de cavernas do município de São Desidério, no extremo oeste da Bahia, para avaliar a segurança estrutural das cavidades existentes na região onde será implantada a BR-135 BA/ MG.
Na expedição foram realizados estudos de geologia estrutural, biologia, geofísica e espeleologia, que compreendem os estudos espeleológicos inseridos no Programa de Controle, Monitoramento e Mitigação do Sistema Cárstico e Dolinas. Este é apenas um dos diversos programas ambientais executados pelo ITTI dentro da Gestão, supervisão e execução de Programas Ambientais das obras de implantação da BR-135 BA/ MG, no trecho entre Barreiras (BA) e Manga (MG), por meio de um termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Desde 2014, os pesquisadores estudam a região cárstica (cavernas) para atender a demanda dos órgãos ambientais no processo de licenciamento ambiental para implantação da BR- 135 BA/ MG. “Já realizamos diversos estudos geofísicos e geotécnicos para avaliar o impacto ambiental da implantação da rodovia sobre a estrutura das cavernas da região”, explica o biólogo e doutorando em Geologia pela UFPR, Durval Nascimento Neto.
O Cadastramento Espeleológico realizado pela UFPR/ ITTI, identificou e cadastrou 16 cavidades naturais, destas, 13 cavidades estão localizadas em São Desidério (BA) e três cavidades encontradas no Povoado de Palmeiras e Rio do Meio, em Santa Maria da Vitória (BA). Agora a equipe trabalha para avaliar o grau de relevância de cada cavidade de acordo com normativas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A região de São Desidério chama atenção pela quantidade e diversidade de cavernas, sendo a mais conhecida o Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, que passa a 80 metros de profundidade sobre o leito da rodovia BR-135. Esta caverna tem características, como extensão e profundidade semelhantes à caverna Tham Luang (Tailândia), que está em evidência mundial por conta do resgate do time de futebol infanto-juvenil que ficou preso por duas semanas na caverna.
Assista a reportagem do G1/ Rede Oeste Bahia sobre os estudos realizados