A engenheira civil e pesquisadora do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná, Alessandra Costa Gosch apresentou o trabalho: “Monitoramento de impactos ambientais nos recursos hídricos – Estudo de Caso de rios da BR 135/BA” nesta sexta-feira, 8 /11, no III Simpósio Internacional de Engenharia de Processos e Tecnologias Ambientais da Faculdade WASTE da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Os pesquisadores Sandra Martins Ramos, João Vinicius Sachet e o coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, também são autores do trabalho.

O Estudo de Caso apresentou dados de monitoramento dos rios Carinhanha, Itaguari e Cocos, localizados no município de Cocos/BA, no período de 2017 a junho de 2019, utilizando parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Os pesquisadores fizeram um tratamento estatístico dos dados com análises de variância, correlação e similaridade, permitindo identificar se as alterações dos parâmetros têm relação entre si e com a região de estudo.

“Os resultados mostram que os parâmetros que ficaram fora dos limites do CONAMA refletem mais a situação sanitária da região e o domínio geológico do que a interferência das obras de implantação da rodovia. Mostram também que os trabalhos de implantação da rodovia não produziram alterações na qualidade da água, em função dos planos e programas de monitoramento”, explica Alessandra Gosch.

Cooperação – Desde 2016 os profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná realizam a Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG por meio de um termo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Dentre as ações estão o gerenciamento e a supervisão ambiental das obras de implantação e pavimentação do Lote 5 (entre Cocos/BA e a divisa do Estado de Minas Gerais), de melhoramento e ampliação do Lote 4 (entre Cocos e Coribe/BA) e execução de diversos  programas ambientais, entre eles, o  Programa de Controle, Monitoramento e Mitigação de Impactos nos Recursos Hídricos.