O artigo científico “Critérios para readequação de um traçado ferroviário visando a eliminação de interferências com terras indígenas”, elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná que atuam no Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), foi publicado na 3ª edição da Revista Técnico-Científica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA). 

A publicação quadrimestral reúne artigos científicos inéditos com a finalidade de dar mais visibilidade aos avanços científicos e tecnológicos das áreas de engenharia e agronomia.

O artigo de autoria dos engenheiros civis Cristhyano Cavali da Luz, Eduardo Ratton, Carlos Nadal e Mario Stamm, do engenheiro ambiental Jhonatan Zonta e da bióloga Marcela Sobanski, apresenta os critérios utilizados para a readequação de traçado do segmento ferroviário Maracaju/MS – Paranaguá/PR, que integra o Programa de Investimentos em Logística do governo federal, visando a eliminação de interferências que afetam e/ou dificultam o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos lineares.

caparevista 

Dentre tais interferências, a criação da Terra Indígena Iguatemipeguá I, localizada entre os municípios de Amambai e Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul, fez com que fosse necessária a delimitação de um novo traçado, desviando-a.

Os critérios considerados para a delimitação deste novo traçado, levaram em consideração os aspectos socioambientais e construtivos, através de normas e resoluções específicas. Os resultados demonstraram, por meio de um quadro comparativo, que o empreendimento e seu novo traçado, apresentam viabilidade de execução, promovendo, assim, novas possibilidades logísticas para o escoamento de grãos e demais cargas dos centros de produção, até o porto.

 Acesse aqui o artigo completo.

 

 

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]