O artigo “Aplicabilidade da tecnologia Vant na atualização de bases de dados cartográficos – Estudo de Caso: Sistema Cárstico do Rio João Rodrigues”, do pesquisador do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI), Cristhyano Cavali da Luz, será publicado no próximo Boletim Paranaense de Geociências (BPG). 

Com publicação online prevista para o início de 2016, o BPG reúne trabalhos inéditos na área da Geologia e ciências afins.

O artigo de Cavali foi produzido a partir de dados oriundos da execução de um imageamento aéreo para regularização de pendências ambientais da BR-135/BA/MG.

artigovantcris“O Vant é uma geotecnologia economicamente viável de alta resolução que permite mapear grandes áreas, principalmente áreas cársticas (região de cavernas) de difícil acesso, como São Desidério na Bahia, local onde está localizado o Rio João Rodrigues”, explica o pesquisador, que é engenheiro civil e mestre em Ciências Geodésicas pela UFPR.

Desde 2011 a UFPR/ITTI atua com pioneirismo no uso de veículos aéreos não tripulados (Vants), popularmente conhecidos como drones, em seus projetos. 

Além da regularização de pendências ambientais na BR-135/BA/MG,  outros 21 projetos foram desenvolvidos pelo Instituto, entre eles, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, e a Gestão Ambiental da BR-487/PR e Gestão Ambiental da BR-262/MS.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |    [email protected]