Cerca de mil pessoas participaram da audiência pública que apresentou os Estudos de Impactos Ambientais, EIA,  para pavimentação da rodovia federal BR-285 – entre Timbé do Sul-SC e São José dos Ausentes-RS

14-10-2010_00008

 

Empresários, autoridades, ambientalistas, técnicos e população estiveram presentes na apresentação dos Estudos de Impactos Ambientais, realizados pela UFPR  – Universidade Federal do Paraná, através do ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura e apresentados para o IBAMA, para a implantação e a pavimentação da BR-285, no trecho entre Timbé do Sul-SC e São José dos Ausentes-RS (30,5km).



Promovido pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes e atendendo à regulamentação do IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis a apresentação do EIA para a população permitiu a todos os presentes conhecerem os impactos positivos e negativos de uma obra deste porte, esclarecendo dúvidas e recebendo críticas e sugestões nesta fase do processo de licenciamento do empreendimento.

 

 

A audiência foi presidida pelo superintendente do IBAMA/SC,  Kléber Isaac Silva de Souza e a mesa foi formada com a participação dos prefeitos de Timbé do Sul/SC, Eclair Alves Coelho e de São José dos Ausentes/RS, Erivelto Sinval Velho/RS e ainda do Secretário regional de Araranguá/SC, Heriberto Afonso Schimidt e do Superintendente do DNIT/SC, João José dos Santos.

 

{flv}audiencia_publica_2010{/flv}
Audiência Pública

 

INCENTIVO AO TURISMO

A implantação e a pavimentação dos 30,5km entre São José dos Ausentes(RS) e Timbé do Sul(SC), atravessando o Vale do Rio das Antas e a Serra da Rocinha é considerada uma obra delicada para o meio ambiente por ser uma área de relevante importância ambiental.

Em contraponto, os estudos realizados mostram que a conclusão deste trecho da BR-285 facilitará a ligação até o litoral sul catarinense. A Serra da Rocinha é famosa por oferecer uma vista exuberante e encantadora. Para os mais aventureiros a possibilidade de escaladas, saltos, esportes de aventura ou simplesmente contemplar a beleza dos cânios é uma oportunidade ímpar que se abre com a conclusão das obras. O fácil acesso promoverá além da integração das cidades, direta e indiretamente envolvidas, um aumento significativo do fluxo de turistas, a integração da região nos roteiros turísticos nacionais, o aumento do PIB,  a arrecadação de impostos, dentre outros benefícios.

CONCLUSÃO

Dos 740km de extensão da BR-285, que inicia em São Borja/RS, divisa com a Argentina e chega a Araranguá/SC fazendo conexão com a BR-101, apenas estes 30,5km estão sem pavimentação. A conclusão faz parte do complexo de investimento em obras de infraestrutura do Governo Federal no sul catarinense.

14-10-2010_00006

Público presente na Audiência Pública para apresentação dos Estudos de Impactos Ambientais realizado na cidade Timbé do Sul-SC

DSC_5850

Público presente na Audiência Pública para apresentação dos Estudos de Impactos Ambientais realizado na cidade Timbé do Sul-SC

audincia_pblica_LB-3

(Esq. Para dir) João José dos Santos, DNIT; Heriberto Afonso Schimidt, secretário regional de Araranguá/SC; Prefeito Eclair Alves Coelho de Timbé do Sul/SC;  João Pessoa Riograndense Moreira Junior, superintendente do IBAMA/RS; Kléber Isaac Silva de Souza, superintendente do IBAMA/SC; Prefeito Erivelto Sinval Velho de São José dos Ausentes/RS

REVISTA Informativo RIMA – versão web (pdf) – clique para baixar

{backbutton}