A Hidrovia do Rio Paraguai foi tema de uma série de reuniões que ocorreram esta semana entre o coordenador de Obras Portuárias Delegadas Marítimas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Paulo Godoy, e integrantes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). O ITTI é responsável pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia e está realizando uma série de levantamentos que incluem aspectos relacionados a Engenharia, Economia, Infraestrutura e meio ambiente do Rio Paraguai. 

 

11.09.14- Reunião com o Paulo Godoy01

“Esse levantamento (EVTEA) é muito relevante porque a Hidrovia do Rio Paraguai integra os cinco países da Bacia do Prata (Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia). A relação de comércio com a Argentina é muito intensa, ou seja, a Hidrovia realiza uma função de integração desses países por meio de um comercio multilateral”, ressalta Godoy. 

Segundo ele, nas reuniões foram tratados diversos temas como hidráulica, hidrologia e macroeconomia, além dos cenários atuais e futuros até 2035 na questão do transporte de contêineres para movimentação de minérios, grãos entre outros.
“Oferecendo uma hidrovia confiável e de qualidade podemos aumentar o transporte de cargas pela mesma, ajudando a economia de nosso país”, explica Godoy.

Viagem de inspeção técnica
Na ocasião a UFPR/ITTI também apresentou o andamento das atividades e realizou o planejamento de uma viagem de inspeção técnica, que ocorrerá na próxima semana, entre os 15 e 26 de setembro, nos afluentes do Rio Paraguai (Rios Cuiabá, São Lourenço).
Na visita será realizada a medição das vazões dos Rios e as profundidades ao longo da Hidrovia, apurando dados técnicos para a definição do potencial para a navegação. Assim as embarcações que usam desse corredor poderão utiliza-lo cada vez com mais qualidade e segurança. Estarão presentes na visita membros do ITTI, do Dnit e da Marinha do Brasil.

Hidrovia do Rio Paraguai
A Hidrovia do Rio Paraguai atravessa vários países tendo início no Brasil, em divisa com a Bolívia, e, posteriormente, Paraguai, Argentina e Uruguai. Ela é conhecida como Hidrovia do Mercosul e caracteriza-se como importante corredor de transporte para as trocas comerciais brasileiras, notadamente dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná bem como com os mercados externos.

 

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