Representantes do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram essa semana do 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília e que reuniu cerca de 40 mil pessoas de vários países. Essa foi a primeira vez que um país do Hemisfério Sul é sede do evento, que é o maior do mundo sobre o tema.

Com a temática “Compartilhando Água”, o Fórum promoveu uma série de debates com o objetivo de compartilhar ideias, experiências e soluções sobre diversos assuntos, como crise hídrica, energia e mudanças climáticas.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos para incentivar o diálogo mundial e para gerar propostas concretas, tornando assuntos relativos a água presente na agenda política dos governos. Parlamentares de cerca de 20 países, além de juízes e promotores de várias nações e de mais de 10 mil especialistas vindos diversas partes do mundo estão participando do Fórum.

“O Brasil é um dos cinco países cortados pela Hidrovia Paraguai- Paraná, a mais importante da América do Sul e esse é um dos motivos que não podemos dissociar a parte ambiental dos avanços na área de infraestrutura de transportes. Temos vários rios navegáveis, como Rio Madeira, que são grandes oportunidades de desenvolvimento, porém são necessários estudos aprofundados para tornar essa realidade sustentável em vários aspectos. Para nós, como Instituto, é de extrema relevância participar de um evento como este, que reúne autoridades do mundo inteiro”, afirma o superintendente do ITTI, prof. Dr. Eduardo Ratton.

A UFPR, por meio do ITTI, foi responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e pelo Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná, executado em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Participaram do Fórum Mundial da Água como representantes do ITTI, o superintendente do Instituto; o biólogo e doutorando em Geologia, Durval Nascimento, e o engenheiro civil e doutorando em Construção Civil, Cristhyano Cavalli da Luz.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]