O engenheiro civil do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Gustavo Pacheco Tomas, defendeu no dia 6 de abril  sua pesquisa de doutorado na área de recursos hídricos. Com a tese “Mapeamento 3D da variação da viscosidade turbulenta em cânions submersos e sua aplicação na modelagem numérica”, Tomas desenvolveu o trabalho a partir dos dados e resultados apresentados no Anteprojeto de derrocamento – Hidrovia do Rio Tocantins, desenvolvido pela UFPR/ITTI em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

“Mudei o tema da minha pesquisa depois que participei do Anteprojeto de derrocamento – Hidrovia do Rio Tocantins. O estudo apresentava um cânion submerso com características peculiares, sendo considerado um ponto de restrição a navegação da hidrovia Tocantins-Araguaia”, afirmou Tomas. O engenheiro explica que a pesquisa desenvolvida pode ajudar na caracterização e modelagem hidrodinâmica deste tipo de estrutura. Além disso, o estudo reforça a importância dos parâmetros de turbulência na calibração de modelos numéricos fluviais e da realização de medições de campo que ajudem a estimar esses parâmetros.

Após quatro anos de estudos, o engenheiro foi avaliado por uma banca composta por seis especialistas na área, três professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da Universidade Federal do Paraná, dois membros externos convidados, além de seu orientador, o professor Dr. Tobias Bleninger.

Publicação na Revista Water (Qualis A)

Tomas publicou os estudos desenvolvidos durante o doutorado na revista internacional Water, que divulga mensalmente trabalhos de excelência nas áreas de ciências da água, administração de recursos hídricos, ecologia e tecnologia.   O conteúdo está disponível no link:  http://www.mdpi.com/2073-4441/10/4/367/htm

Prêmio

Tomas e Bleninger também conquistaram o 3° lugar no Prêmio Antaq de Sustentabilidade Aquaviária com o artigo científico “Avaliação Hidromorfológica do uso de espigões em hidrovias – Estudo de Caso: Passo do Jacaré”. O artigo concorreu na categoria Artigo Técnico e Científico com outras publicações acadêmicas de todo Brasil.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]