O Estudo da vegetação arbórea em um segmento da BR-116, no Rio Grande do Sul, de autoria dos pesquisadores prof. Eduardo Ratton, prof. Dartagnan Baggio Emerenciano, prof. Alexandre França Tetto, prof. Nelson Carlos Rosot, prof. Nilton José Sousa e prof. Antonio Carlos Batista e dos pós-graduandos de Engenharia Florestal Leonardo De Marino Treml e Eduardo Henrique Rezende foi publicado na Revista Científica Journal of Biotechnology and Biodiversity, vinculada à Universidade Federal do Tocantins.

O Estudo foi realizado durante a execução do Projeto de Regularização Ambiental da BR-116 nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, por meio de um Termo de Execução Descentralizada entre a Universidade Federal do Paraná e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, órgão vinculado ao Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, foi responsável por executar o projeto que teve como uma de suas metas a elaboração de inventário florestal para levantamento da vegetação ao longo da BR-116.

Com os resultados obtidos no inventário florestal, objeto do projeto em questão, a presente equipe de pesquisadores elaborou o artigo com intuito de divulgar as principais características da flora presente ao longo de um trecho da BR-116 no estado do Rio Grande do Sul. O conhecimento da composição e estrutura de uma vegetação é de grande importância em qualquer atividade onde seja necessária sua supressão, seja para diversos fins como uso no manejo, conservação ou recuperação florestal.

“Os projetos executados pelo ITTI são norteados pelo tripé: pesquisa, ensino e extensão, e além de propiciarem experiências profissionais aos pesquisadores, também resultam na produção acadêmica de artigos científicos, monografias, dissertações e teses e participações em eventos acadêmicos  multidisciplinares”, explica o coordenador de Projetos do ITTI, prof. Eduardo Ratton.

A Revista Journal of Biotechnology and Biodiversity é um periódico eletrônico destinado à divulgação de trabalhos científicos ligados às áreas de Ciências Agrárias, Biodiversidade e Meio Ambiente, Biotecnologia, Ciências de Alimentos, Ciências da Saúde e Química. A publicação trimestral recebe contribuições em português, espanhol ou inglês.

Confira aqui a Publicação