O coordenador geral do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná, professor Eduardo Ratton, participou do I Ciclo de Debates Sobre Mobilidade Urbana Sustentável.

 
O evento aconteceu na última quarta-feira (21), em Ponta Grossa.Organizado pelo Movimento Pró-Ciclovias, o Ciclo de Debates é uma estratégia para colocar em pauta o tema da mobilidade urbana. “Não podemos discutir infraestrutura cicloviária, por exemplo, sem abordar a mobilidade urbana em seu todo”, explica a coordenadora do evento e integrante do ProCiclovias, Fátima Ribeiro.
 
A primeira edição do Ciclo de Debates contou com a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Câmara Municipal do município.As palestras não se limitaram a apontar medidas urgentes, mas as reais necessidades do município, como o aumento no número de ciclovias, incentivo ao transporte público de qualidade e políticas voltadas à acessibilidade.A palestra do professor Ratton enfatizou que as ações da administração municipal devem seguir o estabelecido no Plano Diretor. “Ela foi muito importante para que não se fique apenas nas ações pontuais e paliativas de melhoria do trânsito, como vem acontecendo”, explica a coordenadora.
 
Ao final do evento, o Movimento ProCiclovias anunciou que, a partir de agora, a ação prioritária será reivindicar do poder público a execução do Plano Diretor de Ponta Grossa.Além do ITTI, a UFPR também foi representada pelo Departamento de Psicologia, com a apresentação da professora Alessandra Bianchi, que abordou o comportamento dos usuários de meios de transporte.Para Fátima, a aproximação entre a UFPR e o Movimento ProCiclovias está apenas começando. “A participação da UFPR foi muito importante nesse evento e esperamos poder contar com essa parceria em ações futuras em nossa cidade”, ressalta.
 
Pró-cicloviasPGCriado em janeiro de 2010, por ocasião da VIII Conferência Municipal das Cidades, o Pró-ciclovias é um movimento cicloativista, cuja missão principal é estabelecer discussões sobre mobilidade e acessibilidade urbana, a partir da perspectiva de Ponta Grossa como uma cidade “amiga da bicicleta”.Desde a criação do movimento, são feitas manifestações ciclísticas no primeiro sábado de cada mês, passeios ciclísticos ecológicos, além de conversas diretas com o poder público. “Sempre buscamos o diálogo, no sentido de sensibilizá-los para a importância de uma estrutura cicloviária em Ponta Grossa”, explica Fátima.Para mais informações, acesse http://prociclovias.blogspot.com.

 

Alessandra
A professora da UFPR Alessandra Bianchi falou sobre o comportamento

dos usuários de meios de transporte.

 

 

Assessoria de Comunicação
 ITTI – Insituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
Hendryo André
(41) 3226 6658