Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná participaram nesta quinta-feira (6/6) do evento “Soluções para Cidades: Ruas do Futuro”, promovido pela Prefeitura de Guaratuba, em parceria com o Programa Soluções para Cidades, e com o apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do próprio ITTI. O evento foi realizado no antigo fórum do município de Guaratuba, no litoral do Estado.

O evento reuniu engenheiros, arquitetos, gestores públicos e lideranças locais para tratar da importância do planejamento urbano no tocante à infraestrutura viária na qualidade de vida do cidadão, abordando a priorização dos pedestres e ciclistas; o compartilhamento de vias e a acessibilidade universal. Atrelada à esta temática, ressaltou-se a necessidade do Plano de Mobilidade Urbana para o município, ferramenta de planejamento instituída pela Lei nº 12.587/2012 e obrigatória para cidades com mais de 20.000 habitantes, e a importância da proposição de soluções ambiental, social e economicamente sustentáveis para vias urbanas.

Em sua apresentação, o coordenador de projetos do ITTI, prof. Dr. Eduardo Ratton destacou a possibilidade de parcerias entre os municípios e Universidade Federal do Paraná nas áreas de infraestrutura de transportes, estudos ambientais e gestão ambiental. A profª. Drª Marcia de Andrade Bernardinis, do Departamento de Transportes da UFPR, também participou do evento e ressaltou a importância de se elaborar e executar um Plano de Mobilidade Urbana nos municípios, sobretudo na perspectiva de melhoria de qualidade de vida da população local.