Vai ao ar nesta quarta (06), às 11 horas, na TVCI, uma entrevista concedida pelo professor Eduardo Ratton, coordenador do Instituto Tecnológico de Infraestrutura e Transporte (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre as obras do metrô de Curitiba. O edital de licitação da obra deve ser lançado até o início de dezembro e a construção deve começar ainda no primeiro semestre de 2014, conforme divulgou o prefeito Gustavo Fruet logo após a cerimônia de anúncio da liberação de recursos no final do mês de outubro.

Ratton, que é engenheiro civil e professor do Departamento de Transportes da UFPR, comentou alguns pontos do projeto. Entre as observações feitas pelo professor em relação à obra estão a utilização do shield, uma supermáquina que escava os túneis de forma mais rápida e segura do que dos métodos usados corriqueiramente, a celebração de parcerias por parte da prefeitura para que o valor da tarifa seja atrativo aos usuários, além do planejamento com relação aos fornecedores de equipamentos, como vagões e locomotivas, por exemplo, para que não haja atrasos na entrada em operação.
Para o coordenador do ITTI, o metrô não será a solução para os problemas do transporte em Curitiba se for pensado de forma isolada. “É preciso encarar o transporte coletivo como um todo, repensar todo o sistema viário da cidade. O metrô seria uma complementação desse sistema”, afirma.

 entrev.dentro

 

Metrô

A primeira fase do metrô da capital paranaense terá 17,6 quilômetros e ligará a CIC e o terminal do Cabral. O traçado total da Linha Azul, entre a CIC e o Terminal Santa Cândida, terá 22 quilômetros de extensão. O projeto prevê 16 estações de metrô ligando as zonas Sul e Norte de Curitiba
As obras entre a CIC e a Rua das Flores deverão ser concluídas em 2018, com 11 estações, já o trecho até o Cabral, com mais três paradas, deverá ser ficar pronto em 2019. Outras duas estações, Boa Vista e Santa Cândida, serão finalizadas em 2020.
No final do mês passado, em solenidade oficial em Curitiba, a presidente Dilma Roussef anunciou um investimento de R$ 1,8 bilhão na obra e o empréstimo de mais R$ 1,4 bilhão à prefeitura de Curitiba e ao Estado. O financiamento terá cinco anos de carência e 30 anos para a amortização. A iniciativa privada deverá aportar R$ 1,365 bilhão.

Jornal
A matéria será exibida nesta quarta-feira (06) no Jornal Voz, a partir das 11 horas. A TVCI é sintonizada no canal 14 da TV aberta e no canal 26 da Net.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]