Atividade foi realizada com trabalhadores da obra da BR-487/PR entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste

 

O Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza” realizou oficina em Tuneiras do Oeste ressaltando a vantagem do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Cerca de 25 trabalhadores da obra na BR-478, no trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, participaram da atividade realizada pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

Segundo a professora e pedagoga da UFPR Sonia Haracemiv, os objetivos da oficina foram alertar sobre os riscos do não uso do EPIs aos funcionários, quais equipamentos são mais adequados para cada atividade e os benefícios que o uso de EPIs proporciona. Durante a oficina, foram apresentadas imagens de trabalhadores exercendo atividades relacionadas à pavimentação. Entre uma imagem e outra, o grupo discutiu o uso dos equipamentos, se estavam sendo usados da forma correta ou se precisaria de mais proteção para exercer a atividade com segurança.

A oficina proporcionou aos participantes um olhar mais cuidadoso em relação ao uso de equipamentos de proteção. “A partir de agora tomaremos mais cuidado, não só individual, mas com cada um de nossa equipe, para que a saúde e segurança sejam sempre preservadas”, ressalta Carlos Alexandre Gomes, integrante do CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

O Programa de Educação Ambiental da UFPR/ITTI desenvolveu diversas oficinas com os trabalhadores da obra da BR-478/PR no primeiro semestre de 2013. Dentre elas, a oficina realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Reserva Biológica das Perobas, alertando sobre a Leishmaniose, doença causada por mosquito muito comum na região.

Pequena - oficina boiadeira

Programa de Educação Ambiental (PEA)

O PEA atua junto aos trabalhadores envolvidos nas obras supervisionadas pela UFPR/ITTI, aos profissionais do ensino das redes municipais de ensino e também junto à população. Passando, por meio de oficinas e palestras, orientações e conceitos ambientais para que entendam como aquele projeto e tudo o que acontece entorno dele irão melhorar a sua qualidade de vida.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos e outros modais. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial do espaço, questões socioambientais e uso de recursos naturais.

Stephanie Oliveira
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]