Bairro próximo à obra recebe ação da Cargill em parceria com o G-Pontes, projeto de gestão ambiental que acontece durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná

andrea oleo

 

O mês de setembro terminou, mas a campanha Setembro sem Lixo – é papel de todos preservar, promovida pelo G-Pontes, projeto de gestão ambiental que reúne 13 programas socioambientais que acontecem em paralelo à construção da nova ponte sobre o Rio Paraná, entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP), continua promovendo ações de conscientização. Nesta quinta-feira (04), a comunidade do Jupiá, bairro vizinho ao empreendimento, participou de uma oficina para a correta destinação do óleo de cozinha.

 

Durante a palestra, ministrada pelo responsável da área de Meio Ambiente na Cargill, Leandro Gondim, houve espaço para dicas sobre acondicionamento de lixo, o não desperdício de água e a destinação correta do óleo de cozinha usado. A palestra ocorreu durante a Festa da Primavera, organizada pela direção do CEI.

 

“A ação e a palestra são importantes para a preservação do meio ambiente, e também porque mostram a preocupação das empresas e projetos socioambientais com a comunidade”, enfatizou Gondim.

 

Desde o último dia 10 de setembro, os moradores da região vinham recolhendo óleo de cozinha usado. Recentemente foram recolhidos 60 litros na casa de uma pessoa que leu um cartaz da campanha Setembro sem Lixo fixado num supermercado de Três Lagoas.

 

“Ela entrou em contato com o pessoal do G-Pontes, via e-mail, e fomos recolher o material na casa dela. Lá, encontramos óleo acondicionado há cinco anos”, explica o responsável pela área de Meio Ambiente na empresa.

 

“Esta é uma importante ajuda, pois não só os alunos aprendem sobre meio ambiente, mas também os próprios professores e os pais”, destaca a diretora do CEI Jupiá, Eliete Gomes de Andrade.

 

Ela acrescenta que o objetivo da oficina foi alcançado, já que os moradores puderam compreender os problemas decorrentes da incorreta destinação de lixo. “A parceria foi fundamental para a educação, pois são ações como essa que ajudam na formação das crianças e na mudança de hábito das famílias”, acredita a diretora.

 

Segundo Andrea Gonçalves de Oliveira, que é mãe de um dos estudantes, todas as ações que visam melhorar o meio ambiente devem ser bem recebidas pela comunidade. “Fiquei feliz por saber que durante a construção da ponte existem ações de conscientização, e que o investimento não é específico para a área de infraestrutura”, disse.

 

Como complemento da ação, funcionários do CEI transformarão parte do óleo coletado em detergente líquido. O produto será vendido e o dinheiro arrecadado será aplicado em benefício dos alunos, podendo ser utilizado, por exemplo, para viabilizar passeios para as crianças. Ao término da atividade, a creche recebeu um aparelho de DVD (com karaokê) da empresa. De acordo com a diretora da creche, o aparelho será útil para trabalhar a expressão corporal e a fala dos alunos.

 

Programa de Comunicação Social
O projeto G-Pontes, promovido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reúne 13 programas socioambientais.

 

A série de atividades que ocorreram durante a campanha Setembro sem Lixo é uma iniciativa do Programa de Comunicação Social que acontece durante a realização do empreendimento e que tem como objetivo reduzir ao máximo os impactos da obra junto à natureza e às comunidades.

 

Hendryo André (com informações de Elisângela Ramos, especial para o projeto G-Pontes)
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]