Docentes integram Comitê Estadual do Transporte Escolar, responsável pela análise e acompanhamento da oferta do transporte escolar público em todo estado 

transporte escolar interna

 

O coordenador de Projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Eduardo Ratton, e o superintendente executivo do Instituto, Roberto Gregorio da Silva Junior, participaram na última terça-feira (24) de uma reunião na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED) para discutir avanços e metodologias do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (SIGET). Os dois professores representam a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Comitê Estadual do Transporte Escolar (saiba mais no quadro abaixo).

 

O SIGET é um instrumento online que auxilia as prefeituras na melhoria do serviço prestado para o transporte de alunos em todo o Paraná. O programa cruza informações de acordo com as particularidades de cada município. Entre os principais pontos estudados estão aspectos do relevo, a condição das vias e dos veículos, a área de cada município, as rotas percorridas e o tipo da frota, o gasto de combustível e, por fim, o número de alunos transportados. “O SIGET é uma ferramenta de logística que estabelece critérios de compensação financeira para municípios do Paraná, relativos aos custos necessários e às garantias para que ocorra o transporte escolar de todos os alunos da rede estadual de ensino”, explica o professor Ratton.

 

Durante a reunião, que contou com a participação de prefeitos, a SEED afirmou que vai manter o diálogo com os representantes municipais para, juntos, melhorar a gestão do transporte escolar.

 

Além da SEED compõem o Comitê as secretarias de Estado da Fazenda, do Planejamento e Coordenação Geral e da Infraestrutura e Logística, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime).

 

transporte fundo

Transporte escolar
O transporte escolar é um instrumento fundamental de garantia ao acesso e permanência na escola aos estudantes matriculados na educação básica e pública. Para assegurar o cumprimento desse objetivo, foi instituído, em julho de 2011, o Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), voltado a políticas de transporte para alunos que residam a uma distância acima de dois quilômetros da escola na qual estudam e que não disponham de meios próprios de deslocamento.

 

Segundo Ratton, os municípios rurais são os que mais encontram problemas relativos à logística de transporte, principalmente quando o assunto é o custo. A título de ilustração, a diferença de custos com transporte por aluno varia quase 20 vezes: “Os municípios encaminharam para a SEED um relatório com esses custos. Em um ano, um município gasta R$ 176 por aluno, enquanto outro chega ao patamar de R$ 3,9 mil. O papel do Comitê é justamente o de criar uma logística capaz de reduzir esses custos e, ao mesmo tempo, compensar os municípios que gastam mais em virtude de questões geográficas”. Em 2012, o Estado destina R$ 80 milhões para as prefeituras para os gastos com o transporte escolar.

 

Hendryo André
Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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