O Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “Estrada Boiadeira – sonho que se realiza” esteve em Cruzeiro do Oeste e em Tuneiras do Oeste, nos dias 11 e 12 de julho, para realizar palestra com professores das escolas municipais.

As palestras foram ministradas pela professora Sônia Maria Chaves Haracemiv, Educadora do Programa de Educação Ambiental da UFPR/ITTI sob o tema: “Diálogos entre saberes na Educação Ambiental”. O objetivo principal das palestras foi refletir sobre a inter-relação entre saberes e práticas coletivas, visando criar valores e ações solidárias frente a natureza. Para tanto foram abordadas questões específicas relacionadas a Educação Ambiental, como a necessidade de se buscar constantemente maior conscientização de toda a população, visando mudança de comportamentos e estimulando novas atitudes.

ProfSoniaMateria

No dia 11 as atividades foram desenvolvidas na Secretaria de Educação em Cruzeiro do Oeste e estiveram presentes, além da Secretária de Educação, 21 profissionais entre pedagogos, coordenadores e diretores das escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Já em Tuneiras do Oeste as atividades ocorreram no dia 12 na Secretaria de Educação do município, com a participação de 14 educadores, pedagogos, coordenadores e diretores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Em entrevista, a Secretária de Educação de Cruzeiro do Oeste, Profª Maria de Lurdes Madrona Moretto relatou que “a palestra veio a acrescentar ao trabalho que a UFPR/ITTI/DNIT vêm realizando desde o ano passado junto aos professores pois nos alerta sobre a Educação Ambiental que, embora trabalhada, tem sida deixada em segundo plano. Somos formadores de opinião e esta parceria com a UFPR/ITTI vem sendo relevante.”

“Estrada Boiadeira – sonho que se realiza”

“Estrada Boiadeira – sonho que se realiza” é um projeto desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). E realiza a gestão ambiental na BR-487, entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste.

Programa de Educação Ambiental (PEA)

O PEA atua junto aos profissionais do ensino das redes municipais de ensino e também junto a população e aos trabalhadores envolvidos nas obras supervisionadas pelo ITTI. Passando, por meio de oficinas e palestras, orientações e conceitos ambientais para que entendam como aquele projeto e tudo o que acontece entorno dele irão melhorar a sua qualidade de vida.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos e outros modais. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial do espaço, questões socioambientais e uso de recursos naturais.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]