Integrantes do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” estiveram em Corumbá para alinhar novas parcerias na cidade. O objetivo é encontrar novos públicos para desenvolver as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA).

 

A gerente do PEA, Danielle Tortato, e a jornalista do Programa de Comunicação Social (PCS), Karina Kanashiro, se encontram com a prefeita de Corumbá, Márcia Rolon, que facilitou o contato com representantes municipais como da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Fundação de Cultura.

Coleta seletiva
No encontro com a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová, e com a gestora ambiental Fátima Seher, as representantes da Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), conheceram um pouco sobre os programas que são desenvolvidos em Corumbá como, por exemplo, Corumbá Sempre Bela, Meio Ambiente em Ação, Agente Ambiental Comunitário, Adote uma árvore e Coleta Seletiva.

Fundação do Meio Ambiente

O objetivo do Instituto é colaborar com o município oferecendo recursos técnicos e consultoria na área ambiental. Dessa forma, ficou acordado que o ITTI irá elaborar uma proposta de cooperação com a sugestão de algumas atividades que possam ampliar o alcance dos programas já existentes na cidade, especialmente na questão da coleta seletiva, que é considerado um projeto novo e de extrema importância para a comunidade.

Cultura
Outros públicos com os quais o PEA e o PCS poderão trabalhar são os componentes da Oficina de Dança, da Academia Municipal de Música Manoel Florêncio e com os artistas da Casa do Artesão da cidade. O ITTI já realizou o contato com o gerente de Fomento e Difusão Cultural da Fundação, José Antônio Garcia, e irá apresentar uma proposta de trabalho.
No total, quase mil pessoas devem ser atingidas pelas ações do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” por meio da colaboração com a Fundação de Cultura.

Ações
Em 2013, o projeto desenvolveu um trabalho com professores municipais de Corumbá. Eles participaram de uma oficina de fotografia com foco nas questões ambientais. Os educadores trabalharam as informações passadas durante o curso com os alunos em sala de aula, que registraram o ambiente e a rotina deles a partir de um olhar crítico. O resultado pôde ser conferido em uma exposição realizada durante a 9ª edição do Prêmio Professor Por Excelência no Auditório Salomão Baruki, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

BR-262 – Faço Parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada por meio de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]