Semana Acadêmica: Colaboradores da UFPR/ ITTI realizam palestras para alunos de Engenharia Civil
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) marcou presença na Semana Acadêmica de Engenharia Civil – SAEC 2016, que está sendo realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O engenheiro civil Cristhyano Cavali da Luz, colaborador do ITTI e mestre em Ciências Geodésicas pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas da UFPR, conversou com os participantes da SAEC sobre os projetos realizados pelo ITTI na área de infraestrutura de transportes, especialmente em rodovias e hidrovias.
O engenheiro ainda ressaltou a importância de a Universidade investir em pesquisas que impactem no desenvolvimento da sociedade, seja com o avanço de uma tecnologia ou com programas que visem a conservação do meio ambiente. “Em nossos projetos, os alunos de graduação e pós-graduação da UFPR têm a oportunidade de adquirir experiência e ao mesmo produzir conhecimento através da produção científica”, afirmou.
Projetos
Luz também apresentou a palestra Estudo de Caso: Estrada Boiadeira – BR- 487/PR sobre a Gestão Ambiental executada pelo ITTI no trecho da rodovia federal entre Cruzeiro do Oeste e Araruna entre os anos de 2012 e 2015. “A implantação de uma rodovia pode ser muito mais complexa do que parece, por isso é preciso conhecer o perfil e as demandas da região, as condições climáticas daquela localidade, as empresas que irão executar as obras e, principalmente a legislação ambiental vigente para que não haja a paralisação das obras”.
Outro trabalho apresentado ao público, também executado pelo ITTI, foi o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai.
A engenheira civil Flavia Waydzik, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da UFPR, e a engenheira ambiental Renata Correia, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, relataram os principais pontos e resultados do Estudo realizado ao longo de dois anos e concluído recentemente pelo ITTI.
“Com o EVTEA, pudemos comprovar que a Hidrovia é viável do ponto de vista técnico (implantação de portos e dragagem para a passagem das embarcações) e socioeconômico, pois está inserida em uma região carente de outros modais de transporte e é economicamente mais vantajosa”, destacou Flavia.
Assessoria de Comunicação Social
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