O engenheiro Dyeison Mlenek e a bióloga Marina de Souza da equipe de Supervisão Ambiental da BR-135/BA/MG desenvolveram em conjunto uma solução digital para as atividades de monitoramento de fauna atropelada.

A solução é baseada em um formulário inteligente que faz uso de sensores dos dispositivos móveis utilizados em campo, tais como smartphones e tablets.

Essas informações antes eram coletadas manualmente com auxílio de outros dispositivos, como o GPS de navegação.

As informações são cadastradas em campo e armazenados na “nuvem”. Assim, cada registro passa a compor o banco de dados do projeto.

A solução foi desenvolvida para não depender da conectividade o tempo todo. Muitos locais de trabalho nem sempre contam com uma conexão à internet. De modo que, quando não há conexão  os dados ficam temporariamente armazenados no dispositivo móvel e são encaminhados ao banco de dados quando uma conexão é reestabelecida.

A solução para a coleta de dados colabora para a agilizar os processos de monitoramento. Além disso, ela também diminui as chances de acontecerem erros de anotação.

Dessa forma, os equívocos na transcrição dos formulários físicos também acabam não acontecendo.

Em paralelo a isso, o banco de dados é atualizado em tempo real, possibilitando a comunicação direta das atividades realizadas em campo com as análises realizadas no escritório.

Outro ponto importante é que o formulário inteligente substitui o formulário físico, que antes era impresso em papel.

Além disso, esse sistema permite a diminuição da quantidade de equipamentos de campo utilizados, como a prancheta, o formulário físico e o GPS de navegação, que foram substituídos pelo tablet.

Apresentação dos dados

Os dados do projeto são apresentados em um dashboard totalmente interativo. Nele o usuário pode analisar os dados de atropelamento de fauna  de forma rápida e ilustrativa. As principais analises são baseadas em informações como:

  • localização dos atropelamentos
  • períodos de ocorrência (mês ou ano)
  • status de andamento das obras
  • uso do solo adjacente a rodovia.

 

O dashboard está disponível aqui.