O superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), prof. Dr. Mauro Lacerda Santos Filho,  apresentou a “Simulação Computacional aplicada aos Modais de Infraestrutura” no Painel de Engenharia do I Seminário: Infraestrutura Paraná – Modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, realizado em Curitiba/PR.

O evento foi promovido pela Rede de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública no Estado do Paraná, grupo que reúne  25 instituições públicas  com a finalidade de realizar o intercâmbio de experiências e realizar estudos, pesquisas e ações de extensão de interesse comum,  e reuniu representantes do DNIT, DER/PR, Ministério Público, da Justiça Federal, UFPR, UTFPR, UFSC, Escola de Gestão do PR, Celepar, Secretaria de Infraestrutura e Logística do PR e CREA/PR.

Em sua apresentação, o superintendente abordou uma visão geral sobre a Simulação Computacional aplicada aos Modais de Infraestrutura, com ênfase no conceito de performance. Segundo prof. Dr. Mauro Lacerda Santos Filho, mais importante que a simulação é avaliar como a estrutura se comporta no atendimento às necessidades da sociedade.

Hoje, no Brasil, a grande tendência na área de simulação computacional é a coleta de dados, mas ainda é necessário investir no tratamento destes dados para então qualificá-los dentro do conceito de desempenho e performance, reiterou o superintendente.

A cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Guaíra – Auditório Guairinha e contou a presença do superintendente Regional do DNIT, José da Silva Tiago, do diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti Sabóia,  do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT,  Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.