Trecho da BR-487 entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste tem mais de 15 km asfaltados
Obra em 18,72 km da Estrada Boiadeira no Noroeste do PR deve ficar pronta até agosto
Mais de 15 km dos 18,72 km da BR-487/PR, entre as cidades de Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná, já estão parcialmente asfaltados. A entrega da obra está prevista para agosto, quando encerra o contrato da construtora com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
De acordo com o engenheiro ambiental João Sachet, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) e responsável pela supervisão ambiental da obra, a pintura e a sinalização do trecho serão feitas após a conclusão total da pavimentação. Esta é a última etapa dos trabalhos nos 18,72 km. A obra foi financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
A BR-487, conhecida popularmente por Estrada Boiadeira, é um importante corredor que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul. A pavimentação da rodovia é aguardada pelos moradores da região, cuja base da economia é a agricultura. Morador da localidade há mais de 50 anos, o comerciante Fernando Tavares Ferreira espera que as melhorias na Estrada Boiadeira fomentem o desenvolvimento de Tuneiras do Oeste, município com pouco mais de 8,6 mil habitantes.
De acordo com Ferreira, “a cidade tem arrecadação pequena e a instalação de indústrias ajudaria a gerar mais emprego e melhorar a economia”. Para ele, a BR-487 – que liga Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, a Porto Felicidade, no Mato Grosso do Sul – é essencial neste processo principalmente por encurtar o acesso a Campo Mourão, Curitiba e Paranaguá.
Mais um lote está em fase de licitação
O processo para a pavimentação de mais 20,1 km da BR-487/PR está em andamento. De acordo com o DNIT, empresas interessadas em elaborar o projeto e a execução da obra, entre Cruzeiro do Oeste e Nova Brasília, têm até 2 de maio para a entrega das propostas.
Obras na Estrada Boiadeira
Os primeiros esforços para a pavimentação da Estrada Boiadeira no Paraná ocorreram em 1987 pelo governo do Estado. Mais de uma década depois, em 1998, a rodovia foi federalizada e o primeiro lote de aproximadamente 30 km – entre Nova Brasília e Campo Mourão – foi asfaltado pelo governo federal. As obras no segundo e terceiro lotes chegaram a ser iniciadas, mas não foram concluídas na época.
Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é responsável pelo projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza. Além da supervisão e gestão ambiental da obra, o projeto também promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, professores e comunidades.
ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR-ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.
Caroline Passos
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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