Obra em 18,72 km da Estrada Boiadeira no Noroeste do PR deve ficar pronta até agosto

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Mais de 15 km dos 18,72 km da BR-487/PR, entre as cidades de Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná, já estão parcialmente asfaltados. A entrega da obra está prevista para agosto, quando encerra o contrato da construtora com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

De acordo com o engenheiro ambiental João Sachet, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) e responsável pela supervisão ambiental da obra, a pintura e a sinalização do trecho serão feitas após a conclusão total da pavimentação. Esta é a última etapa dos trabalhos nos 18,72 km. A obra foi financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

A BR-487, conhecida popularmente por Estrada Boiadeira, é um importante corredor que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul. A pavimentação da rodovia é aguardada pelos moradores da região, cuja base da economia é a agricultura. Morador da localidade há mais de 50 anos, o comerciante Fernando Tavares Ferreira espera que as melhorias na Estrada Boiadeira fomentem o desenvolvimento de Tuneiras do Oeste, município com pouco mais de 8,6 mil habitantes.

De acordo com Ferreira, “a cidade tem arrecadação pequena e a instalação de indústrias ajudaria a gerar mais emprego e melhorar a economia”. Para ele, a BR-487 – que liga Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, a Porto Felicidade, no Mato Grosso do Sul – é essencial neste processo principalmente por encurtar o acesso a Campo Mourão, Curitiba e Paranaguá.

Mais um lote está em fase de licitação

O processo para a pavimentação de mais 20,1 km da BR-487/PR está em andamento. De acordo com o DNIT, empresas interessadas em elaborar o projeto e a execução da obra, entre Cruzeiro do Oeste e Nova Brasília, têm até 2 de maio para a entrega das propostas.

Obras na Estrada Boiadeira

Os primeiros esforços para a pavimentação da Estrada Boiadeira no Paraná ocorreram em 1987 pelo governo do Estado. Mais de uma década depois, em 1998, a rodovia foi federalizada e o primeiro lote de aproximadamente 30 km – entre Nova Brasília e Campo Mourão – foi asfaltado pelo governo federal. As obras no segundo e terceiro lotes chegaram a ser iniciadas, mas não foram concluídas na época.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é responsável pelo projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza. Além da supervisão e gestão ambiental da obra, o projeto também promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, professores e comunidades.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR-ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Caroline Passos

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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