O Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou nesta sexta-feira (24) o Seminário Performance de Pontes, iniciativa que reuniu representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de concessionárias de rodovias, acadêmicos do curso de Engenharia Civil e professores do Setor de Tecnologia da Universidade, entre eles o Prof. Dr. Eduardo Ratton, superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).

Seminário Pontes

Um dos destaques do Seminário foi a apresentação da metodologia de cadastramento de obras de arte – Pontes, proposta pela UFPR, criando um banco de dados confiável para ser utilizado pelo Dnit, responsável pela implantação e manutenção das rodovias públicas federais. “A Universidade tem um importante papel no desenvolvimento de novas tecnologias e na capacitação de profissionais, e é parceiro do Dnit neste projeto e em outros desenvolvidos pelo ITTI, enfatizou o diretor do Setor de Tecnologia, Horácio Tertuliano Filho.

Foco
O Seminário foi promovido com a intenção de ampliar a discussão sobre a construção e, principalmente, sobre a manutenção de obras de arte especiais. “Não basta construir pontes, é preciso mantê-las”, afirmou Ratton, que também é professor do Departamento de Transportes da UFPR. Ele destacou que quando se projeta uma grande obra de infraestrutura é preciso planejar e contabilizar a sua manutenção para que o empreendimento se mantenha viável.

“É pensar ao longo prazo, inclusive na substituição de peças feitas com material específico, como nas estaiadas. É preciso gerenciar o risco para não gerenciar a catástrofe”, explicou o professor Mauro Lacerda Santos Filho, coordenador do EMEA e organizador do Seminário. Ele ressaltou que este é um dos principais desafios de infraestrutura, inclusive dos Estados Unidos, que agora se depara com grandes pontes que precisam de manutenção e não existem recursos financeiros previstos para isto.

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