Colaboradores do Instituto Tecnológico de Infraestrutura de Transportes (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram cinco trabalhos científicos no 26º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore (Sobena 2016), considerado o principal evento da indústria marítima e naval brasileira e que foi realizado no início deste mês no Rio de Janeiro (RJ).

 

sobenasiteOs trabalhos inscritos pela UFPR/ITTI são relacionados aos estudos realizados pelo Instituto no Porto Público de Manaus e na Hidrovia do Rio Paraguai e foram apresentados pelos engenheiros civis Cristhyano Cavali da Luz e Philipe Ratton, e pelo assessor jurídico Ruy Zibetti.

“A participação no Sobena é a oportunidade de mostrar as pesquisas e metodologias que estamos desenvolvendo nesta área, pois é o mais tradicional evento técnico-científico do setor no País e reúne profissionais de destaque internacional e organizações brasileiras e estrangeiras”, afirma o superintendente do ITTI, o prof. Dr. Eduardo Ratton.

Participam do evento representantes de estaleiros, operadores offshore, armadores, fornecedores, empresas de engenharia, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e entidades representativas dos diversos segmentos da indústria marítima.

Nesta edição do Sobena foram expostos 90 trabalhos com os principais tópicos de interesse do setor naval: Estruturas; Hidrodinâmica; Máquinas Marítimas; Eficiência Energética; Projeto; Transportes Aquaviário e Logística; Construção naval; Segurança; Meio Ambiente Marinho; Operações Offshore; Tecnologia Submarina; Embarcações de Alto Desempenho e Embarcações Militares.

 

Os temas dos trabalhos apresentados pela UFPR/ITTI foram:

A problemática de internalização das normas comuns no Acordo da Hidrovia do Rio Paraguai e seus reflexos para a integração hidroviária

Autor: Ruy Zibetti

Análise de cenários e proposta de ações para desenvolvimento portuário fluvial em um horizonte de 20 anos – Estudo de caso: Porto Público de Manaus

Autores: Cristhyano Cavali da Luz, Eduardo Ratton, Philipe Ratton, Gustavo Pacheco Tomas

Avaliação dos passos críticos de navegação no trecho brasileiro da Hidrovia do Rio Paraguai

Autores: Philipe Ratton, Gustavo Pacheco Tomas, Renata Correia, Henrique Guarneri

Avaliações preliminares referentes à caracterização de raios de curvatura de canais de navegação no planejamento de hidrovias interiores

Autores: Henrique Guarneri, Philipe Ratton, Renata Correia, Tobias Bleninger

Diagnóstico da infraestrutura fluvial da Hidrovia Paraguai – Paraná

Autores: Renata Correia, Philipe Ratton, Henrique Guarneri, Eduardo Ratton, Eduardo Pessoa de Queiroz (Antaq)

 

Assessoria de Comunicação Social

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658  [email protected]