Leticia Scremim participou do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Hidrovia do Rio Paraguai que está sendo elaborado pelo Instituto

O trabalho “O Impacto da Logística Para o Desenvolvimento do Brasil – Otimização das Rotas de Exportação na Infraestrutura Logística do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul”, elaborado pela estudante de Administração Leticia Scremim, enquanto era estagiária do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), ficou em segundo lugar no “Prêmio Belmiro Siqueira de Administração”, concurso nacional promovido anualmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

 foto EVTEA leticia

 

O trabalho trata da otimização das rotas de exportação das principais comodities da região, soja, milho e minério da região. Foram elaborados diversos cenários prospectivos enfatizando a melhoria da infraestrutura logística do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Como conclusão do trabalho foram elencadas as principais obras e seus respectivos ganhos econômicos calculados.

Letícia produziu o artigo enquanto participava do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, realizado pelo ITTI. Ela foi orientada pelos professores José Eduardo Pécora Jr, do Departamento de Administração Geral e Aplicada, e Cassius Scarpin, do Departamento de Engenharia da Produção, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai é realizado por uma equipe multidisciplinar da UFPR/ITTI entre o município de Cáceres, em Mato Grosso, e a foz do Rio Apa, em Mato Grosso do Sul. A Hidrovia é um dos mais extensos e importantes eixos continentais de integração política, social e econômica (1.720 km em território brasileiro). Juntamente com o Rio Paraná totaliza 3.442 km, que cortam quase a metade da América do Sul, desde Cáceres até Nova Palmira, no Uruguai.

Prêmio – O prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi criado em 1988 para valorizar os estudos realizados por administradores e estudantes do ensino superior que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

Podem concorrer ao prêmio todos os Conselhos Regionais de Administração do Brasil. O trabalho da Leticia foi o eleito pelo Conselho Regional de Administração do Paraná para representar o estado na premiação nacional.
Os vencedores receberam certificado, troféu, além de premiação em dinheiro que variou de acordo com a categoria e a colocação, com exceção da categoria “Empresa Cidadã”, que recebeu certificado e troféu.

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]