Equipe responsável pelo EVTEA apresentou informações sobre o andamento do projeto

 

Os resultados preliminares do andamento do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) do Rio Paraguai, que está sendo elaborado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), foram apresentados oficialmente para a diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em reunião realizada na sede do ITTI.

As pesquisas do EVTEA abordam os aspectos socioeconômicos, físicos e também a questão ambiental da hidrovia. Diante disso, a equipe realizou apresentações sobre o andamento dos estudos com resultados preliminares dos mesmos.
“A UFPR/ITTI nos apresentou o que está sendo desenvolvido no projeto até agora, e os resultados foram plenamente positivos. Os dados expostos nos trouxeram um diagnóstico que irá nos ajudar decidir as prioridades nas ações que devem ocorrer na hidrovia”, explica Valter Casimiro.

Reunião EVTEA01

O diretor executivo do projeto Márcio Luiz Bittencourt explica que obtendo um maior conhecimento da hidrovia será possível prever ações necessárias para que ela se torne um modal mais utilizado para importação e exportação. “Melhorando esse corredor poderemos aumentar o transporte de cargas, reduzir os custos dessa transação, entre outros benefícios como diminuir a questão de acidentes nas rodovias”, afirma Bittencourt.

Estiveram presentes no evento o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Valter Casimiro, Silvio Romano Benjamin, diretor de engenharia e operações da Companhia Docas do Maranhão (CODOMAR), José Roberto Fonseca, diretor do Instituto Eco Engenho, Eduardo Ratton, coordenador geral do EVTEA, Márcio Luiz Bittencourt coordenador executivo do projeto, equipe do instituto e professores da UFPR que participam do estudo.

Campanha
Até o dia 20 de novembro uma equipe da UFPR/ITTI, junto com membros do Dnit, realizará uma visita técnica na Hidrovia com o apoio da Marinha do Brasil.

Serão realizados imageamentos da hidrovia, medição de velocidade e também da vazão do Rio Paraguai com o uso de equipamentos Perfilador Acústico de Efeito Doppler (ADCP) e também a implantação de marcos geodésicos.

Rio Paraguai
Atualmente no Brasil, a bacia do Rio Paraguai é uma das hidrovias com melhores condições de navegação. Ela vai de Cáceres, no Mato Grosso, até Nova Palmira, no Uruguai. São 3.442 km que servem Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, dos quais 1.270 km ficam em território brasileiro.

De acordo com dados da Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR), mais de 6 milhões de toneladas de cargas são transportadas pela Hidrovia todos os anos. São transportados principalmente minérios de ferro e manganês a longa distância.

 

Assessoria de comunicação
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