UFPR/ITTI realiza atividade de educação ambiental com crianças em Corumbá/MS
Ação faz parte do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, realizado pelo Dnit em parceria com a Universidade na região do Pantanal sul-mato-grossense
A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), deu início à série de atividades de educação ambiental que será realizada com as crianças do Instituto Moinho Cultural, uma organização sem fins lucrativos de Corumbá/MS. A ação faz parte do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, projeto de Gestão Ambiental realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em cooperação com a UFPR.
A atividade foi realizada pela bióloga do ITTI Camila Cantarelli, responsável pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto e atendeu crianças com idades entre oito e dez anos. Com o tema ecossistema e cadeia alimentar, a ação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde na sede da ONG.
Camila apresentou para as crianças os conceitos básicos relacionados aos assuntos e deu ênfase as atividades lúdicas para atrair a atenção das crianças e repassar as informações. Para Ticiane Pereira, de nove anos, aprender sobre ecologia foi divertido e importante. “É necessário cuidar bem dos bichos, porque faz parte da nossa vida”, destaca.
Victor Hugo dos Santos, de oito anos, conta que tinha aprendido sobre ecologia antes na escola, mas como que acabou aprendendo coisas novas com a atividade. “Sou muito curioso pelos bichos. Aprendi que os animais são muito importantes para a cadeia alimentar, porque se não existir um bicho, vários outros não iam existir”, conclui.
O trabalho de educação ambiental foi realizado dentro das chamadas Ilhas Culturais, que são espaços disponibilizados pelo Moinho Cultural para trocas de experiências e conhecimento e que são realizados todas as sextas-feiras na sede da entidade.
Este foi o primeiro encontro do PEA com as crianças dos três previstos pelo programa. Os próximos temas serão “Fauna do Pantanal”, no mês de abril, e “Atropelamento de fauna”, no mês de maio.
Moinho Cultural
O Instituto Moinho Cultural é uma ação social criada em 2004 que oferece atividades relacionadas à arte e tecnologia no contraturno escolar para 390 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro que vivem em condições de vulnerabilidade.
BR-262 – Faço parte deste Caminho
O projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” é responsável pela Gestão Ambiental das Obras de implantação de acostamento e revitalização na rodovia BR-262/MS, no trecho entre Anastácio e Corumbá.
O trabalho é realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e tem o objetivo de cumprir as condicionantes para a manutenção das licenças emitidas pelo órgão ambiental.
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]