Com o compromisso de minimizar os impactos ambientais decorrentes da construção da Ponte sobre o Rio Parána, uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) desenvolveu, nesta terça-feira (29), atividades que envolvem o meio ambiente e a comunidade que participa do projeto G-Pontes.

 

MODELO FOTO PEQUENA SITE
Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto G-Pontes, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do ITTI se reuniu com a Colônia de Pescadores Profissionais Z-03, de Três Lagoas. A reunião entre integrantes da Colônia e PEA teve como discussão as muitas dificuldades que os pescadores sofrem com relação à poluição da água do Rio Paraná e a proliferação das Elodea, uma planta aquática conhecida também como Rabo de Gato.

“É importante que os pescadores conheçam todas as variáveis que envolvem a atividade e que influenciam a pesca na região, inclusive a obra”, explica Eduardo Aparecido Gomes, vice-presidente da Z-03.

Água para análise
O técnico ambiental do ITTI, Marcos Leite, realizou a coleta de água em quatro pontos do Rio Paraná, nos município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e Castilho, em São Paulo.

A atividade faz parte do Programa de Proteção de Corpos Hídricos realizado pelo projeto G-Pontes e analisa parâmetros para identificar se a obra da Ponte sobre o Rio Paraná está degradando ou poluindo o meio ambiente é realizada a cada três meses. Agora, será feita uma análise para verificar a qualidade da água no entorno do empreendimento.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]