A UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), realiza pesquisas na região do Rio Corrente, na Bahia, para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. O estudo faz parte do licenciamento ambiental para a construção da ponte sobre o Rio Corrente, na BR-135, município de Correntina.

Entre os dias 15 e 20 de agosto, foi realizada coleta de organismos aquáticos (peixes e bentos) para identificar a variedade de espécies que vivem no local e avaliar a qualidade da água na região. O material foi encaminhado para o Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA) e o resultado deve ficar pronto em 30 dias. A coleta foi realizada pela equipe técnica formada pelos biólogos Sandra Martins Ramos, do ITTI, Aline Horodesky, Adriano Hauer e Lineu de Brito, do GIA.

O engenheiro ambiental Jhonatan Zonta e o supervisor ambiental Marcos Vinícius Leite, ambos do ITTI, realizaram a contagem de tráfego na região e a avaliação de ruídos no entorno do Rio Corrente. Além disso, uma pesquisa levantou junto à população a opinião a respeito da construção da ponte.

A realização do estudo de impacto ambiental é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). O trabalho contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Prefeitura Municipal de Correntina. 

PEQUENA estudo BR-135

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

 

Assessoria de comunicação

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

(41) 3226-6658 | [email protected]