Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Frei Tito de Alencar Lima – Caça e Pesca – Fortaleza/CE                                                             

Número de participantes: 10

Convidados: Professores e funcionários

A Oficina: Inicialmente foi apresentada a equipe, a forma de atuação e as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto, ainda, diante da presença dos colaboradores da UNIFOR (professor Carlos Limaverde e professor Oyrton Azevedo de Castro Monteiro Junior), destacando assim, o apoio que o projeto tem recebido em Fortaleza. Após tal introdução, os professores e funcionários foram convidados a se apresentar e falar um pouco sobre Educação Socioambiental. Feito a inicialização, passou-se a apresentação dos slides do Power Point elaborado pelos educadores. Ressalta-se o grande interesse nas etapas/níveis da Educação Socioambiental, principalmente na questão que envolve a sensibilização. Finalizada a apresentação, houve uma intervenção do Professor Carlos Limaverde demonstrando os números e resultado da pesquisa feita para o projeto, havendo grande interesse na questão da segurança dos alunos com o aumento do movimento do transito local.

 

2a Oficina

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiros Campos – Sabiaguaba

Número de participantes: 05 participantes

Convidados: Professores

A oficina: O grupo de professores participou ativamente da oficina. Três dos professores (Elizabete, Lindalva e Cássio) já desenvolvem um trabalho de educação ambiental com as crianças da comunidade. Esse trabalho chama-se “Psicomotricidade através dos Recursos Naturais”, ele existe há sete anos e o objetivo é de apresentar a praia para as crianças, não como ambiente de trabalho e sim, como ambiente de laser e brincadeira. O grupo de professores se mostrou interessado e solicitou maior interação com o projeto Gpontes. Todos querem maiores informações e mais material para poder trabalhar as questões ambientais no colégio.

A Oficina: Relatos dos participantes.

“Gostei muito da explanação e da forma como está sendo desenvolvido o projeto.”

“Muito bom a partir do momento que paramos para pensar sobre como obter melhorias, conhecer, ampliar nosso conhecimento à respeito da educação ambiental.”

“O projeto veio ampliar a conscientização dos educadores e a desenvolver o mesmo em sala de aula.”

“Adorei! Momento para reflexão sobre nosso trabalho. Sinto-me confortável pela palestra sobre o assunto Educação Ambiental…” 

 

3a Oficina

Nome do Educador: Evildia Aparecida Bassi  

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiro Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 9

Convidados: Professores

Data: 24/05/2010

A Oficina:  Iniciou-se com a apresentação da Equipe do Projeto GPONTES e dos objetivos da oficina. O tema da 1ª “Educação Socioambiental: entendendo conceitos e práticas” foi abordado e debatido com a participação intensiva de todos os professores. Sobre a construção da ponte, muitas críticas construtivas foram apresentadas, principalmente no que tange a localidade da escola, ou seja, em uma APA.

Após o término do debate, foram entregues as avaliações, onde os mesmos relataram suas opiniões.

Alguns Relatos:

“Acredito que foi bem relevante os conhecimentos repassados. Precisamos manter parceria constante, pelo fato de sermos uma escola enserida em área de preservação ambiental.”

 “Acho que poderia ter sido uma manhã inteira para que pudéssemos ter tido um tempo maior para nos planejarmos e darmos andamento ao que foi planejado”

 

4a Oficina

Nome do Educador: Evildia Aparecida Bassi  

Local: Escola Municipal Manuel Eduardo Pinheiro Campos – Sabiaguaba

Número de Participantes: 6

Convidados: Professores

Data: 24/05/2010

A Oficina: A Oficina iniciou com a apresentação da equipe e comentários do Projeto GPONTES. O tema da 1ª Campanha “Educação Socioambiental: entendendo conceitos e práticas” foi abordado contando com a participação entusiasmada de todos os professores.  A construção da ponte foi um dos itens muito comentado, inclusive com muitas críticas e sugestões, fato muito ilustrativo da oficina. Encerrando a oficina, foram entregues as avaliações, dando oportunidade também a todos os presentes a relatarem suas opiniões.

Alguns Relatos:

“Voltem sempre… A troca de experiências é a maior riqueza de uma escola.”

“Uma grande oportunidade para conhecermos os problemas e acharmos soluções adequadas e criativas.”

 

 

Veja também:

{backbutton}